A transição do nazismo de Hitler que persiste na sociedade atual

O nazismo foi uma ideologia que erradicou pela Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Acreditavam que o povo precisava de um líder forte para comandar o país. Estabeleciam uma hierarquia entre as raças e acreditavam que os alemães eram superiores a qualquer outra raça. Os africanos, ciganos, judeus e homossexuais eram os mais discriminados, sendo chamados pelos nazistas como “raças inferiores”. Enquanto estavam no poder exterminaram os membros desses grupos.

Subjugados e humilhados no pós guerra, o povo alemão sofreu com as dificuldades políticas, econômicas e sociais e culpavam o governo por tal situação.

Com isso, surgiu o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista.

Em 1919, aproveitando-se da situação instável do país os nazistas tomaram o poder e governaram entre 1933 e 1945.

Fazendo com que a população acreditasse que a Alemanha decairia dia após dia, Hitler usou de seu  partido para impor o medo e do nacionalismo como uma forma para se acenderem e permanecerem no poder.

TRECHO DO PRIMEIRO DISCURSO DE HITLER

“Com o declínio da diplomacia estrangeira  a decadência do poder político iniciou -se o colapso interno , a dissolução de nossa instituições nacionais ,a decadência e corrupção em nossa administração e assim ,começou o declínio de nossa nação . Tudo isso foi trazido, tudo foi causado por homens em novembro de 1918.”

Os alemães sabiam e aplaudiam as atrocidades cometidas pelo nazismo. De acordo com Robert Gellately, Hitler não só divulgou abertamente as ações do governo, que assumira em agosto de 1934, como também conquistou amplo apoio popular para colocá-las em prática.

TRECHO DE UM DISCURSO DE HITLER :

“Se o judaísmo imagina que por acaso ele -pode trazer o mundo internacional a uma guerra mundial para o extermínio das raças Europeias ,o resultado não será o extermínio da raça Europeia,mas o extermínio dos Judeus na Europa .”

Há uma confusão muito grande em relação ao uso dos termos nazismo e fascismo que frequentemente são usados como semelhantes. O professor de história do IFMG Campus Ouro Preto ,Guilherme Maciel, explica a relação entre esses dois termos.

TRECHO DA ENTREVISTA COM PROFESSOR GUILHERME (FASCISMO X NAZISMO)

“Essas ideologias que normalmente são tratadas como um período isolado que ficou perdidos na história, está muito mais próximo de nossa realidade do que imaginamos. Temos como exemplo o Trump, atual presidente dos Estados Unidos que tem políticas e discursos que podem ser tranquilamente comparados com o discurso nazista,tendo como o maior exemplo, a política do “America first”.”

TRECHO DE UM DISCURSO DE TRUMP : ÓDIO AO MÉXICO

“Quando o méxico envias as pessoas, eles não estão mandando os melhores .Não estão mandando você ,ou você. Estão mandando pessoas com muito problemas,eles estão trazendo problemas para nós. Estão trazendo drogas, crimes ,eles são estupradores. E alguns, eu acho, são pessoas boas.”

Fonte : https://www.youtube.com/watch?v=5UZkXIXlELc

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s